05 DICAS PARA VENCER A INSEGURANÇA E FAZER SEUS PRIMEIROS TRABALHOS FOTOGRÁFICOS PAGOS

fotógrafo salvador max fonseca show ellen oléria

Muitos fotógrafos em início de carreira fazem diversos trabalhos gratuitos por se sentirem inseguros para cobrar um valor e decepcionar o cliente. A minha opinião é que isto gera uma blindagem de compromisso e atrapalha um pouco a evolução do fotógrafo.

Explico:
Penso que treinar é muito importante, mas quando a gente tá fazendo pra valer (leia-se recebendo por isso) é que nossa fotografia cresce. Afinal, o nosso nível de exigência com nosso trabalho cresce também. Comigo foi assim: nos primeiros trabalhos gratuitos eu ia super tranquilo, relaxado, mas quando era contratado me sentia nervoso e com receio de decepcionar, este receio fazia com que eu estudasse mais e me preparasse melhor.

A seguir, vou dar algumas dicas para você se preparar para seus primeiros ensaio pagos (dicas que uso até hoje):

  1. Estude referencias em português e inglês:
    Pesquise em sites como Pinterest e Behance ensaios do mesmo gênero que você vai fotografar feito por outros fotógrafos. Sempre faça a pesquisa em português e inglês (use o Google Tradutor, se necessário). Digo isto porque, quando você pesquisa em inglês, um universo de possibilidades se abre na tela. Observe nestes ensaios os planos, a composição, a luz, as locações.
  1. Salve as imagens que você gostou no celular:
    Após pesquisar as suas referências, é importante que você salve as imagens que mais se identificou no celular, para tê-las como um guia no dia do ensaio. Significa que você só vai fazer aquelas imagens, que você vai se limitar? Não! Significa que você vai estar atento aos momentos, vai tentar criar seu próprio estilo e explorar a locação, mas vai ter esse pesca no celular para os momentos em que rolar um bloqueio criativo.
  1. Faça uma lista de planos e poses:
    Fazer uma lista com tudo que você planeja fotografar no dia é muito importante. Você não vai querer chegar em casa e perceber que esqueceu de fazer uma foto essencial. Seja organizado! Imprima uma lista com todas as cenas, situações e objetos que você não pode esquecer. Exemplo Show:
    01. Foto de todas as peças publicitárias para entrega de marca. Verificar com a assessoria de imprensa, aproveitar e pedir repertório do show.
    02. Backstage (camarim, preparação, etc)
    03. Entrada do público.
    04. Relação do público com as peças publicitárias.
    05. Músicos entrando no palco (foto frontal do palco)
    06. Músicas X, Y e Z na lateral.
    07. Músicas A, B e C de dentro da visão do público (grande angular)… entenderam, né? Cada fotógrafo adapta a lista ao seu estilo e de acordo com qual trabalho foi contratado.
  2. Prepare seu equipamento com antecedência

Carregue suas baterias, esvazie os cartões de memória, decida a sua roupa (isto é tão importante quanto os outros itens, você não vai querer chegar de calça para um ensaio na praia, nem vai querer chegar de bermuda num casamento; pense na adequação e na sua mobilidade), prepare a mochila. Antes de sair, confira tudo!

  1. Durante o ensaio, dê uma pescada, mas busque seu estilo

Max, você está sugerindo que eu copie o trabalho de outras pessoas? Não! Estou sugerindo que você pesquise referencias, que você leve suas referencias para não esquecê-las, mas que você tente desenvolver seu próprio olhar em cima disto. Você viu uma bela foto de um ensaio de casal, observou luz, plano, enquadramento, composição. Aí você se pergunta “Como eu faria essa imagem?”, “O que pode ser melhorado aqui”, “Como eu imprimo meu estilo/identidade nela?”.

  1. Dica extra: Ao fim do ensaio, guarde o cartão de memória no bolso

Por que? Porque vivemos em cidades perigosas e, se você for assaltado, vai precisar ter as fotos no cartão para receber seu pagamento pelo trabalho realizado.

 

Alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que eu respondo!
Alguma outra dica? Escreve aí, que eu também quero aprender!

Espero ter ajudado!

Max Fonseca
Fotógrafo, artista plástico, muralista. Atua em Salvador, Bahia.

3 thoughts on “05 DICAS PARA VENCER A INSEGURANÇA E FAZER SEUS PRIMEIROS TRABALHOS FOTOGRÁFICOS PAGOS

  1. Dicas de quem tem experiencia…
    Buscar referencia não é copiar….
    Gratidão…

  2. Parabéns Max, suas dicas nos dá um norte a respeito de como nos comportar e dirigir um ensaio fotográfico, você tocou em tópicos importantes para nós iniciantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *