07 DICAS PARA DIRIGIR UM CLIENTE DURANTE UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

Ensaio de Gestante, fotógrafo Salvador, Max Fonseca

Uma das principais dificuldades para fotógrafos que estão começando a fazer ensaios é como dirigir seus clientes, como os relaxar e quais poses realizar. Vamos combinar que é difícil para eles também. Muitas vezes, sem nenhuma experiência diante de câmeras profissionais, elas esperam do fotógrafo uma indicação do que fazer.

Afim de tentar ajudar quem passa por esta dificuldade, enumerei algumas dicas:

01. Pesquise na internet por “guia de poses” (“guide pose”, em inglês):
Estude estes guias, imprima e salve algumas imagens no celular. Este vai ser um material muito útil para quando você estiver perdido sobre qual a próxima pose. [Neste outro tópico, eu ressaltei a importância de pesquisar também em inglês e dei outras dicas para quem está começando a fotografar profissionalmente. Dêem uma olhada, vale a pena!]

 

02. Respeite os limites do seu cliente:
Lembre que para muitos é a primeira experiência com fotografia profissional. Portanto, não peça coisas mirabolantes se o cliente não estiver disposto. Converse antes. Mostre referencias, pergunte se aquele caminho agrada, se é mais ou menos o que ele espera.

 

03. Escolha uma locação confortável:
Ensaios sensuais na praia podem ficar lindos no seu portifólio (ou não), mas há a possibilidade de gerar constrangimentos para um cliente tímido. Avalie bem qual é o tipo de ensaio, qual é o clima que vocês querem passar nas imagens e até onde o cliente está disposto a ir. Pense se é um local movimentado ou vazio (cuidado com a segurança de vocês) e qual o impacto que isto pode gerar na execução do trabalho.

 

04. Mostre segurança:
Fotógrafos tímidos não inspiram muita confiança e podem agravar o nervosismo do cliente. Mostre que você é profissional e, ao chegar no local, avalie as condições e luz, elementos de composição e comece a dar as direções.

 

05. Sempre elogie:
Mesmo que a atuação não esteja tão boa, nunca diga coisas ruins pro seu cliente. Ele pode travar com o nervosismo e isto prejudicará muito o desempenho do ensaio. Se não está te agradando, tente ser gentil ao sugerir uma nova forma. Algo como “Está legal! Vamos tentar desse outro jeito agora”.

 

06. Quando der certo, mostre:
As pessoas relaxam mais quando se veem bonitas na câmera. Reserve um momento e mostre AQUELA foto. Explique pra pessoa o que mais gostou e diga que estão indo bem. Daí pra frente você vai ver que as coisas vão fluir melhor (espero! rs).

 

07. Quando se sentir perdido, pesque:
Lembre que você tem seu guia de poses no celular ou mesmo impresso. Não tenha vergonha de dar uma pescada. Explique que separou algumas ideias de poses especialmente para aquele ensaio e siga seu script com segurança. Acredite, é melhor dar uma olhadinha nas referencias do que chegar em casa com um material insatisfatório. Seu cliente agradecerá o cuidado que você teve com a imagem dele.

É isto. Espero que estas dicas ajudem quem está começando. Qualquer dúvida, deixem aí nos comentários que eu respondo assim que puder.

Tem outras dicas? Comenta aí!

 

 

5 thoughts on “07 DICAS PARA DIRIGIR UM CLIENTE DURANTE UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

  1. Parabéns, . gostei muito das dicas.Claras e simples … muito interessante.

  2. Muito obrigado, Silvania! =) Estou curtindo escrever esses textos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *